4º Congresso Missionário Regional Oeste 1 em Navirai-MS

Realizou-se entre os dias 20 a 23 de setembro de 2018 em Naviraí

O 4º CONGRESSO MISSIONÁRIO REGIONAL

A alegria do evangelho

para uma Igreja em missão

 

A diocese de Naviraí sediou entre os dias 20 a 23 de setembro o quarto Congresso Missionário do Regional Oeste I. Foi verdadeiramente um clima de cenáculo num espírito de pertença à Igreja e ao Reino de Deus; estiveram reunidos nestes quase quatro dias irmãos e irmãs vindos de todas as dioceses do Estado, éramos mais de 800 pessoas entre congressistas e equipes de trabalhos: bispos, padres, assessores, religiosos e religiosas, seminaristas e o povo de Deus das nossas sete dioceses que formam o nosso Regional. Um verdadeiro Pentecostes! No dia 20 às 18hr, na catedral Nossa Senhora de Fátima, foi presidida a missa de abertura pelo nosso bispo diocesano Dom Ettore, concelebrada por Dom Dimas da arquidiocese de Campo Grande, Dom Antonino da Diocese de Coxim, Dom Luiz da Diocese de Três Lagoas, Dom Mariano bispo auxiliar de Campo Grande e Dom João bispo da Diocese de Jardim, muitos padres, seminaristas, religiosos e religiosas. Foi neste clima e neste espírito que iniciou o nosso congresso.

Dom Ettore refletindo o evangelho do dia que falava da pecadora, disse que “entre tantas linhas de reflexão o autor sagrado não cita nome da mulher porque quer que o leitor se identifique no lugar desta mulher uma vez que todos somos pecadores e necessitamos da misericórdia de Deus e esta misericórdia se dá na capacidade de amar; quanto maior for a capacidade de amar, maior é a misericórdia de Deus que acolhe o pecador. Deus não limita a sua misericórdia nos nossos atos de pecado que cometemos; somos nós, em nossa falta de experiência de amor verdadeiro ao outro que nos tornamos incapazes de entender e acolher a misericórdia de Deus’’. Ao término da Santa Missa, Dom Mariano contextualizou os congressistas em torno CAM V, América em Missão, Evangelho é amor e alegria, realizado na Bolívia entre os dias 10-14 de julho de 2018

Pe. Mauricio, assessor da POM (Pontifícias Obras Missionárias), falou da alegria de ver o cartaz do 4º congresso que expressa a continuidade do Congresso Nacional; também disse do projeto que a POM vem desenvolvendo com os regionais do Brasil que quer ouvir todos os regionais, conhecer todas as realidades e assim traçar um plano Missionário para todo o Brasil, a começar pelo mês missionário que o Papa Francisco está propondo para o próximo ano. Janete, coordenadora COMIRE, comissão Missionária Regional, falou da alegria da realização do 4º congresso regional e lembrou-nos do 3º Congresso realizado em Três Lagoas há quatro anos. Padre Crispim da Diocese de Dourados fez um breve histórico dos congressos anteriores e uma profunda análise de quando não estava presente enquanto instituição eclesiástica o povo que habitava nesta região já tinham iniciativas missionária que propagava a fé mesmo sem ter um conhecimento aprofundado da instituição eclesial. Assim também, nos lembrou dos grandes desafios existente, tais como dos nossos povos indígenas, como também da dolorida realidade de sermos um Estado com grande faixa de fronteira tornando assim um corredor que liga a outros Estados por onde passa todo tipo de tráfico, principalmente, o de drogas e armas.

Já no segundo dia do congresso e ai estava o coração do congresso, pois, conforme a escolha do tema da oficina, cada congressista foi conduzido para a oficina que optou no momento da sua inscrição. Orientados pelos assessores refletiram e buscaram pistas de ação concreta das cinco urgências da Ação Pastoral da Igreja indicada nas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil:

  1. IGREJA EM ESTADO PERMANENTE DE MISSÃO;
  2. IGREJA CASA DA INICIAÇÃO A VIDA CRISTÃ;
  3. IGREJA LUGAR DE ANIMAÇÃO BÍBLICA DA VIDA E DA PASTORAL;
  4. IGREJA COMUNIDADE DE COMUNIDADES;
  5. IGREJA À SERVIÇO DA VIDA PLENA PARA TODOS.

Teve início o terceiro dia (sábado) com a celebração da Santa Missa presidida por Dom Mariano e concelebrada pelos bispos e padres presentes, logo depois os congressistas fizeram uma caminhada de fé saindo da Paróquia Nossa Senhora das Graças até a catedral de N. Sra de Fátima onde almoçamos e às 13.30h fomos deslocados para os lugares de missão no quais os congressistas fizeram a experiência da missão fazendo visitas às famílias e abençoando as casas e rezando com as famílias de dois bairros da cidade de Naviraí. Foi um momento de profunda aproximação de muitos que estão afastados da nossa Igreja e de nossas comunidades, muitos afetados por tantas situações desoladoras, porém, muitos firmes na fé e esperança. À noite foi um momento de confraternização entre os congressistas que participaram da noite cultural com apresentação de músicas e teatros apresentados por pessoas e grupos das duas paróquias N. Sra de Fatima e N. Sra das Graças e por congressistas entre eles o que foi atração na noite cultural, o Arcebispo de Campo Grande que demonstrou grande habilidade na sanfona fazendo uma belíssima apresentação ladeado com o Pe. Bruno Capistrano e o seminarista Mateus.

No domingo no centro pastoral Paulo VI, todos reunidos numa grande assembleia, foi apresentada pelo padre Crispim uma síntese geral do congresso para que todos tivessem uma visão geral dos conteúdos refletidos nas oficinas. Por iniciativa dos Bispos presentes, foi redigida uma carta de solidariedade ao Papa Francisco que no momento passa por grandes incompreensões e perseguições de vários seguimentos da sociedade; terminada a síntese, começaram então a arrumar as bagagens dos congressistas e todos novamente se reuniram na catedral às 10h para celebrar a Santa Missa de encerramento do congresso presidida pelo arcebispo de Campo Grande Dom Dimas Lara e concelebrada pelos demais bispos e padres. Após a oração final, Dom Dimas anunciou o 5º Congresso Missionário Regional que acontecerá em Corumbá.  Por último, foi lida a carta compromisso que foi muito bem recepcionada por todos os presentes.

 

Padre Moacir Miguel dos Santos

Vigário Geral da diocese de Naviraí

 

CONFIRA AS FOTOS DO CONGRESSO NA NOSSA PÁGINA DO FACEBOOK:

@diocesedenavirai

https://www.facebook.com/pg/diocesedenavirai/photos/?ref=page_internal

Categorias: Regional Oeste 1

Responder

Seu email não será publicado.

Powered by themekiller.com