Batismo: fundamento de toda a vida cristã

O santo Batismo é o fundamento de toda a vida cristã, a porta da vida no Espírito (“vitae spiritualis janua”) e a porta que abre o acesso aos demais sacramentos. Pelo Batismo somos libertados do pecado e regenerados como filhos de Deus, tornamo-nos membros de Cristo, somos incorporados à Igreja e feitos participantes de sua missão: “Baptismus está sacramentum regenerationis per aquam in verbo”. O Batismo é o sacramento da regeneração pela água na Palavra”.

Ele é denominado Batismo com base no rito central pelo qual é realizado: batizar (“baptizem”, em grego) significa “mergulhar”, “imergir”; o “mergulho” na água simboliza o sepultamento na morte de Cristo, da qual com Ele ressuscita como “nova criatura” (2Cor 5,17; Gl 6,15). Este sacramento é também chamado “o banho da regeneração e da renovação no Espírito Santo” (Tt 3,5), pois ele significa e realiza este nascimento a partir da água e do Espírito, sem o qual “ninguém pode entrar no Reino de Deus” (Jo 3,5). “Este banho é chamado iluminação, porque aqueles que recebem este ensinamento [catequético] têm o espírito iluminado…” Depois de receber no Batismo o Verbo, “a luz verdadeira que ilumina todo homem” (Jo 1,9), o batizado, “após ter sido iluminado”, se converte em “filho da luz” e em “luz” ele mesmo (Ef 5,8).

O Batismo é o mais belo e o mais magnífico dom de Deus. Chamamo-lo de dom, graça, unção, iluminação, veste de incorruptibilidade, banho de regeneração, selo, e tudo o que existe de mais precioso.

Dom, porque é conferido àqueles que nada trazem; graça, porque é dado até a culpados; Batismo, porque o pecado é sepultado na água; unção, porque é sagrado e régio; iluminação, porque é luz resplandecente; veste, porque cobre nossa vergonha; banho, porque lava; selo, porque nos guarda e é o sinal do senhorio de Deus.

O termo batizar vem do grego “baptizein” que significa mergulhar, imergir; o mergulho na água simboliza o sepultamento do catecúmeno na morte de Cristo, da qual com Ele ressuscita como “nova criatura”. O batismo é um banho de água no qual a “semente incorruptível” da palavra de Deus produz seu efeito vivificante, por ele somos libertados do pecado e regenerados como filhos de Deus, tornamo-nos membros de Cristo, somos incorporados à Igreja e feitos participantes de sua missão.

Segundo S. Gregório Nazianzeno, o batismo é o mais belo e magnífico dom de Deus. Já no Antigo Testamento encontramos algumas prefigurações do batismo: a água fonte de vida e de morte; a arca de Noé, uma prefiguração da salvação pelo batismo e na travessia do Jordão, pela qual o povo de Deus recebe o dom da terra prometida à descendência de Abraão. Todas essas prefigurações, da antiga aliança, encontram sua realização em Jesus Cristo, que depois de ter-se feito batizar por João no Rio Jordão, e após sua ressurreição confere esta missão aos apóstolos: “Ide, pois, fazei … meus discípulo, batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo…” (cf. Mt 28, 19-20).

O sacramento do batismo perdoa o pecado original, os pecados pessoais e suas devidas penas; faz participar da vida trinitária mediante a graça santificante, a graça da justificação que incorpora o Cristo e à sua Igreja; faz participar do sacerdócio de Cristo e constitui o fundamento da comunhão com todos os cristãos; propicia as virtudes teologais e os dons do Espírito Santo. O batizado pertence sempre a Cristo: é marcado, com efeito, com seu selo indelével de Cristo.

O rito batismo ocorre da seguinte forma: quando dentro da missa após a homilia, quando fora da missa segue a seguinte ordem de ações: acolhida, diálogo, sinal da cruz, procissão de entrada, palavra de Deus, homilia, a oração dos fiéis, a invocação dos santos, o rito sacramental, a oração sobre a água, as promessas do batismo, o batismo, os ritos complementares, unção com o crisma, a vela acesa no círio, entrega do sal, éfeta e os ritos finas que compreendem ao pai-nosso, a benção das mães e despedida.

Os ministros ordinários do batismo são o bispo e o presbítero; na Igreja latina, também o diácono. Em caso de necessidade, qualquer um pode batizar, se tem intenção de fazer o faz a Igreja, cujo rito consiste em derramar água sobre a cabeça do candidato e pronunciar a fórmula trinitária batismal: “eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”.

Pe. Sidnei Rodrigues Ribeiro

Revisão: Pe. Wilson Cardoso de Sá

 

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