Bispo

316410536 476436597959809 3403394382033104085 n

Nascido no dia 01 de janeiro de 1961, em Palosco, Bergamo/Itália, Dom Ettore Dotti – csf. é o primeiro bispo da Diocese de Naviraí. Ingressou no seminário da diocese de Bergamo no dia 19 de setembro de 1983. Fez seus primeiros votos na Congregação da Sagrada Família em 06 de setembro de 1988 e sua profissão religiosa em março de 1993. Recebeu a ordenação diaconal no dia 08 de maio de 1993. Foi ordenado padre no dia 28 de maio de 1994 e chega no Brasil aos 12/01/1995.

Antes do episcopado exerceu diversas tarefas: Vigário paroquial, formador e ecônomo na cidade de Itapevi – SP; Superior local, Vigário Paroquial, Reitor e Mestre dos noviços acompanhando os cursos da CRB de São Paulo (1997-1998) residindo em Itapevi, SP; Superior local, Vigário da Região, Formador, Mestre dos noviços, Vigário Paroquial em Peabiru (PR) (1999-2002) e Administrador Paroquial da Paróquia de Ivailândia, PR (2002); Regional da Congregação da Sagrada Família no Brasil em Jandira, SP (2003-2005); Regional da Congregação da Sagrada Família no Brasil, Superior Local e ecônomo local em Peabiru, PR (2006-2007); Vigário Regional da Congregação, Superior local, Reitor, Ecônomo local e Ecônomo Regional em Peabiru, PR (2008-2009); Vigário regional da Congregação e Ecônomo da Região Brasileira, Pároco da Paróquia Bom Pastor, Serrinha, BA, e Membro do Conselho Presbiteral e do Colégio dos Consultores da Diocese de Serrinha (2010-2011).

No dia 01 de junho de 2011, Pe. Ettore Dotti-csf. é nomeado primeiro Bispo para a Diocese de Naviraí. Sua ordenação Episcopal aconteceu aos 22 de julho de 2011, na Catedral da Diocese de Serrinha- BA, e sua posse em Naviraí aconteceu aos 31 de julho de 2011.


Bras o do dom ettore dotti csf

LEMA: “DEUS MEUS ET OMNIA” – “MEU DEUS E MEU TUDO”

O Lema é pensado a partir das palavras sempre vivas nos lábios de S. Francisco de Assis, adotadas por Santa Paula Elisabete Cerioli, fundadora da Congregação da Sagrada Família de Bérgamo à qual Dom Ettore pertence e gravadas na porta do sacrário da sua paróquia natal em Palosco (Bg) Itália.

DESCRICÃO HERÁLDICA:


  • A cruz por travessado representa Cristo que sempre travessou a vida de Dom Ettore em todo momento mais significativo. A estrela representa Maria, Mãe da humanidade pela qual dom Ettore intensificou sua devoção a partir da sua consagração religiosa no ano mariano de 1988.

  • O cordeiro representa o trabalho pastoral vivido até agora como sacerdote e mais ainda no pastoreio à qual será enviado. O trigo representa a origem camponesa, o carisma da sua família religiosa e de sua fundadora e o lugar agrícola da sua nova missão.

  • A cor dourada da Cruz e da Estrela representa a preciosidade que Cristo e Maria tem em sua vida. A cor branca representa a paz interior que vem de quem tem o coração voltado somente a Deus. A cor verde representa a esperança da copiosa colheita do seu apostolado e de conseguir realizar com humildade e fé, conforme a vontade de Deus, a missão que o Espírito Santo lhe indicar e que Jesus lhe confiou.

Carta Apostólica de Nomeação - Português

BENTO XVI,

Bispo, Servo dos servos de Deus,

Ao dileto filho Ettore Dotti, C.S.F., atualmente pároco da Paróquia do Bom Pastor, situada na Diocese de Serrina, agora eleito Bispo da nova Diocese de Naviraí, saudação e bênção apostólica.

Porque, de espírito solícito e vigilante, costumamos ter cuidado de todas as Igrejas, agora por um motivo muito especial volvemos nossa mente para a Sede de Naviraí, à qual procuramos dar um próprio Pastor no dia em que, por nossa Carta Summi nostri muneris, a criamos. Ora, julgamos que tu, dileto filho, podes assumir aquele encargo, já que possuis as virtudes, a autoridade e uma significativa experiência pastoral. Assim, aceitando o parecer da Congregação para os Bispos, por nosso poder apostólico, nomeamos-te primeiro Bispo de Naviraí, concedendo-te ao mesmo tempo todos os direitos e ofícios necessários que, segundo as normas dos sagrados cânones, competem a ti e à tua condição. Poderás receber a consagração episcopal de qualquer Bispo católico. Antes, porém, deverás fazer a profissão de fé e prestar juramento de fidelidade a Nós e nossos Sucessores conforme as fórmulas estabelecidas, que, devidamente assinadas e marcadas com o selo, enviarás quanto antes à referida Congregação. Por fim exortamos-te a informar ao Clero e ao povo fiel a tua eleição e que todos, que te tem como guia e mestre, cheguem a um renovado esforço na religião e na piedade.

Dileto Filho, ali terás muito trabalho. Todavia, assumindo este caminho espiritual, tendo pedido celestes socorros, firmado em bons propósitos, mostrarás os preceitos do Senhor Jesus Cristo e sua salvífica voz, que todos devem ouvir e possam usufruir com ricos benefícios.

Dados em Roma junto a São Pedro, na vigília da Ascensão do Senhor, no dia I˚ do mês de junho, no ano do Senhor de 2011, sétimo do nosso Pontificado.

BENTO XVI, PAPA


Carta Apostólica de Nomeação - Latim


BENEDICTUS EPISCOPUS SERVUS SERVORUM DEI dilecto Filio HECTORI DOTTI, C.S.F., paroeciae vulgo Bom Pastor in dioecesi Serrignensi sitae hactenus parocho, novae dioecesi Naviraiensi posthac destinato Episcopo, salutem et Apostolicam Benedictionem.

Cunctarum quoniam Ecclesiarum, sollicito sane vigilantique animo, procurationem agere solemus, ad Naviraiensem Sedem nunc peculiari de causa mentem Nostram convertimus, cui, eodem die quo Litteris Nostris Summi nostri muneris eam constituimus, proprium Patorem committere festinamus. Te autem, dilecte Fili, munus illud sustinere posse diiudicamus, quippe qui virtutibus auctoritateque polleas atque experientia haud mediocri pastorali. Itaque sententiam amplectentes Congregationis pro Episcopis, pro Nostra Apostolica potestate, te primum NAVIRAIENSEM Episcopum constituimus, omnibus simul concessis iuribus officiisque impositis quae ad sacrorum canonum normas ad te pertinent ad tuamque condicionem. A quolibet autem catholico Praesule episcopalem consecrationem suscipere poteris. Sed antea fidei professio erit tibi facienda et fidelitatis ius iurandum in Nos et Successores Nostros nuncupandum secundum statas formulas, quas rite subsignatas et sigillo communitas ad Congregationem, quam diximus, diligenter mittes. Clerum deinde et fidelem populum de tua electione certiores facies, quos omnes, te ductore et magistro, ad renovatum in religionem pietatemque studium cohortamur. Multum denique laboris tibi, dilecte Fili, inibi manet. At iter istud spiritale suscipiens, supernis efflagitatis adiumentis, bonis firmatus propositis, Christi Domini significabis praecepta eiusque salutiferam vocem, quam omnes exaudiant et uberrimis beneficiis frui possint.

Datum Romae, apud S. Petrum, in vigilia Ascensionis Domini, die primo mensis Iunii, anno Domini bis millesimo undecimo, Pontificatus Nostri septimo.

BENEDICTUS PP. XVI