Conselhos

Conforme as Diretrizes Administrativas Diocesanas, compete ao ecônomo, de acordo com o modo determinado pelo Conselho de Assuntos Econômicos, administrar os bens da Diocese sob a autoridade do Bispo.

O Conselho de Assuntos Econômicos da Diocese de Naviraí é assim composto:

• Bispo Diocesano: Dom Ettore Dotti, CSF;
  • Vigário Geral: Pe. Ângelo Gaio, PSDP;
  • Ecônomo da Diocese: Diácono Silvio Jair Delai;
  • Contador da Cúria: Wagner Luiz Amadeu;
  • Sacerdote Representante: Pe. Eurico Martins;
  • Sacerdote Representante: Pe. Isidro Albino José, SMBN;
  • Sacerdote Representante: Pe. Moacir Miguel dos Santos;
  • Leigo Perito em Administração: Wagner Luiz Amadeu;
  • Leigo Perito em Direito Civil: Dr. Antônio Carlos Klein.

O Conselho Presbiteral da Diocese de Naviraí é constituído por um grupo de sacerdotes, representantes do Presbitério, a quem cabe, de acordo com o Direito, ajudar o Bispo no governo da Diocese, a fim de se promover ao máximo o bem pastoral da porção do povo de Deus que lhe foi confiada (cf. CIC, Cân. 495).

O Conselho Presbiteral da Diocese de Naviraí é constituído por: Pe. Ajay Kullu, SVD; Pe. Alex da Silva Messias; Pe. Ângelo Gaio, PSDP; Pe. Antonio Marinho; Pe. Capingana Marcolino, SMBN; Pe. Eurico Martins; Pe. Isidro Albino José, SMBN; Pe. Marcos Paulo Fernandes; Pe. Moacir Miguel dos Santos; Pe. Roberto Pinto e Pe. Sidnei Rodrigues Ribeiro.

O Colégio de Consultores (Cânone 502 § 1) é um organismo de existência obrigatória, uma vez que desenvolve na Igreja Local numerosas funções de natureza jurídica e exclusiva. É um órgão ordinariamente consultivo, exceto nos casos expressamente previstos pelo Direito, como a eleição do Administrador Diocesano.

Por sua natureza e finalidades, aos membros deste Colegiado não cabe a designação de Conselheiros, mas de “Consultores Diocesanos”nos casos sobre citados.

O Conselho dos Consultores da Diocese de Naviraí é constituído pelos seguintes padres: Alex da Silva Messias; Ângelo Gaio, PSDP; Eurico Martins; Isidro Albino José, SMBN; Moacir Miguel dos Santos; Sidnei Rodrigues Ribeiro.