Curiosidades sobre Salvador e a fé católica

A partir deste domingo, 13, Salvador terá o privilégio de ser chamada de cidade natal da primeira santa do Brasil

De Salvador (BA), Rogéria Nair

A cidade de Salvador, na Bahia, é marcada por peculiaridades relacionadas à fé católica no Brasil.

Os primeiros Jesuítas que desembarcarem em território Brasileiro chegaram a Salvador em 1949, liderados por padre Manoel da Nóbrega.

Em Salvador também, foi erigida a primeira escola elementar brasileira. Dirigida pela mesma Companhia de Jesus.  A escola tinha como principal objetivo o ensino e a propagação da fé.

Criada 1551, pelo Papa Júlio III, a diocese de São Salvador da Bahia leva o título de primeira diocese do país. Por isso o bispo local recebe o nome de Primaz. Em 1676 foi elevada a Arquidiocese, tendo subordinada a ela todas as outras dioceses até então existentes no país.

Na capital baiana foi fundada a primeira casa das filhas da caridade de Santa Teresa de Calcutá na América Latina.

A partir de amanhã, 13 de outubro, a cidade também levará o prestígio de cidade Natal da primeira santa do Brasil, irmã Dulce, o anjo azul como é chamada pela população.

Fonte: CANÇÃO NOVA