Encontro Diocesano de Catequese

Depois de tantos suster o que estava na agenda diocesana, nós catequistas da Diocese de Naviraí, nos reunimos no Centro Diocesano de Pastoral, nos dias 17 e 18 setembro para o nosso I Encontro Diocesano de Catequistas.

Neste encontro foi apresentada a nova coordenação, tendo como assessor o padre Diocesano Padre Eurico, pároco da Paróquia São Paulo Apóstolo de Ivinhema, e como coordenadora irmã Soeli, da Congregação Sagrada Família, residente em Bataguassu, juntamente com coordenadores foraniais. O intuito do encontro é saber se estamos em sintonia com o Nacional e o Regional, para acompanharmos melhor a catequese em nossa amada diocese.

A programação do encontro iniciou-se às 14h00 com acolhida. O tema do encontro girou em torno do RICA (Rito da Iniciação Cristã de Adultos) e a Coordenadora da Catequese, Irmã Soeli, trabalhou a estrutura do RICA, explicando durante o encontro: “RICA é o rito destinado à iniciação de adultos na vida cristã. Ele compreende tanto o tempo, quanto as etapas e celebrações, cujo objetivo é a recepção dos Sacramentos do Batismo, Confirmação e Eucaristia. Entretanto, esses não são pontos de chegada, mas de partida para uma vivencia da fé e da vida cristã”.

Na execução do RICA, existem etapas, ou seja, passos a serem executados, com uma pedagogia que visa o conhecimento e a adesão do candidato à fé cristã e suas consequências.

Todo RICA, com seus ritos celebrativos, seus símbolos e seus conteúdos, tem como objetivo apresentar e preparar o candidato à fé cristã e sua adesão à comunidade. Assim está organizado as etapas: a) tempo de conversão (kerigma, pré-catecumentato); b) tempo da preparação (catequese, eleição); c) tempo da recepção dos Sacramentos (purificação/iluminação, mistagogia).

A participação dos coordenadores no encontro trouxe-nos uma outra preocupação. Percebemos que sem o apoio e o envolvimento dos padres e dos religiosos, que devem ser exemplo de Jesus, o Grande Catequista, a catequese não caminha, não dá passos. A catequese vai bem quando há esse envolvimento, essa preocupação, um bom acompanhamento.

Agradecemos aos padres que apoiam seus catequistas, e também aos coordenadores que assumiram na paróquia e na forania, esse trabalho árduo, porém gratificante. Obrigado a todos os participantes e aqueles que, com amor, organizaram o encontro.

Padre Eurico Martins – Assessor Diocesano da Catequese.

DSC00465