Encontro Nacional reúne representantes das Pastorais Sociais da CNBB

A Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) reúne, de 2 a 4 de agosto, no Centro Cultural de Brasília (CCB), coordenadores e bispos referenciais das Pastorais Sociais em Encontro Nacional. Reflexão, avaliação e planejamento das atividades são as propostas para os dias de trabalho.

Os coordenadores, bispos referenciais e membros da Comissão Episcopal irão discutir sobre a articulações regionais das Pastorais e avaliar o trabalho desenvolvido frente aos desafios da atualidade. A partir do Plano Quadrienal, definido no ano passado, será realizado o planejamento das ações.

A análise de conjuntura deste primeiro encontro de 2016 terá quatro temáticas. Será apresentada a terceira edição da mensagem Pensando o Brasil, aprovada durante a 54ª Assembleia Geral da CNBB e que neste ano aborda “Crises e superações”; a influência do atual contexto brasileiro nas Pastorais Sociais; as eleições municipais; e a situação dos povos indígenas e do Conselho Indigenista Missionário.

Também constam na programação do Encontro uma apresentação dos apelos da encíclica Laudato Si’ – sobre o cuidado da casa comum e do ano da Misericórdia no contexto da Comissão; e encaminhamentos para a VI Semana Social Brasileira.

A reunião terá, ainda, exposições sobre o Encontro Brasileiro dos Movimentos Populares, que aconteceu em junho, em Minas Gerais; sobre a edição de 2016 do Grito dos Excluídos; a articulação com as Pastorais da Juventude e a Juventude Franciscana (Jufra); além de informes do Setor Mobilidade Humana, da Pastoral do Menor e da Comissão Pastoral da Terra.

Categorias: CNBB

Responder

Seu email não será publicado.

Powered by themekiller.com