Serviço de Animação Vocacional

A animação vocacional é fundamental em cada Igreja particular. Por isso são fortes os convites e os apelos a fim de que em cada Diocese, paróquia, comunidade, pastoral e movimento haja alguém que se preocupe em manter viva a resposta dos jovens chamados à vida religiosa e sacerdotal.

Embora isso seja papel de todos, em cada porção de Igreja haja equipes (SAV ou EVP), nomeadas pelo bispo e pelos padres, que por meio de seus exemplos de vida, seus testemunhos de fá e de atividades espirituais e de animação, descubram, alimentem e acompanhem os vocacionados a uma verdadeira resposta de adesão a Cristo.

Cabe ao SAV ou EVP “animar vocacionalmente cada batizado para que ele, apaixonado por Jesus Cristo, o siga como fiel discípulo missionário a serviço da vida, acompanhar e facilitar o encaminhamento dos vocacionados para os ministérios leigos, ordenados e para a vida consagrada, conscientizar a comunidade sobre as vocações e os ministérios, formando opinião pública, para vivência da própria vocação, recordar constantemente a comunidade que o trabalho de suscitar vocações de serviços para o Reino de Deus e oferecer-lhes condições para seu amadurecimento, deve ser “preocupação de toda pastoral, de todos os agentes, de todas as comunidades e não apenas de uma equipe especializada” (CNBB – Estudos 36, p.52); fazer, em fim, que em sintonia com os padres e a Diocese, com todo esforço possível, ajudem a cada um a se colocar a serviço do Reino na vida sacerdotal, diaconal, religiosa, consagrada, ou leiga comprometida, conforme o chamado que Deus reserva para cada um.

Cabe, ainda, a esses órgãos, colaborar em gerar e garantir as condições financeiras para os seminários, para que não seja por falta de recursos econômicos que uma vocação se perca, ou que a Igreja particular não possa manter seus seminários, prejudicando, assim, futuros padres, religiosos e religiosas para a Igreja e para o mundo.

Os investimentos para a formação dos seminaristas são altos, e as Dioceses contam com a colaboração generosa de quem acredita nesse plano e chamado de Deus.

O SAV da Diocese de Naviraí está articulado entre as equipes diocesana, bi-foranial, foranial e paroquial, articulando os demais trabalhos com as várias pastorais e os vários movimentos que atuam na Diocese, entre os quais:

  • Encontros Vocacionais
  • Trabalhos com pós Crisma
  • Convivência nas comunidades e estágio vocacional
  • Acompanhamento vocacional

Pe. Sidnei Rodrigues Ribeiro
srr.sidnei@gmail.com
Fone: (67) 3461-9506
CEP.: 79.950-000 – NAVIRAÍ – MS

Katia Solange de Freitas Stokker
keseventos@gmail.com
Fone: (67) 3461-6690/(67) 9934-0409
Endereço: Rua João Rodrigues, 152 – Campo Belo
CEP: 79.950-000 – NAVIRAÍ – MS

Powered by themekiller.com