Procissão marca sexta-feira santa em Ivinhema

Redação, Site Paroquial de Ivinhema  – 19/04/2019 às 20:40 • Atualizada em 19/04/2019 às 20:51

Em sua 9ª edição, a tradicional Procissão Penitencial de Sexta-feira Santa em Ivinhema consolida-se mais uma vez como expressão religiosa de grande participação popular,  a maior  do estado de Mato Grosso do Sul.Aproximadamente 2.500 pessoas deixaram ainda cedo suas casas para refazerem o trajeto percorrido por Cristo durante seu processo de condenação e morte, a chamada via dolorosa.

A Procissão teve enquanto temática de suas reflexões a Campanha da Fraternidade, que neste ano debate a elaboração de políticas públicas em prol de uma sociedade mais humana e justa, em consonância com a encíclica papal Evangelli Gaudium e outros documentos da Igreja. A cerimônia foi presidida pelo Pároco Padre Eurico Martins, contando com o auxílio do vigário paroquial Pe. Declair Cardoso, Diac. Ilton Tenório e do Pe. Edielson Bonin – reitor do seminário diocesano.

 

Cb image default

Foto por: Felipe Bauer – Paróquia São Paulo Apóstolo de Ivinhema.

13 das 14 estações da Via Sacra foram presencificadas pelos jovens do Acampamento Kairós, que com primor e dedicação auxiliaram na criação de um ambiente ascético e místico, propício para a meditação dos mistérios ali vividos. O percurso foi realizado pelas avenidas Antônio Travain, Brasil e Reynaldo Massi, com início na Comunidade Nossa Senhora Aparecida (Bairro Piravevê) e encerramento na Igreja Matriz São Paulo Apóstolo.

Após a Procissão, os fiéis participaram da Celebração da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, onde após a liturgia da palavra, recitaram as preces universais da Igreja, receberam a Sagrada Comunhão Eucarística e realizaram o tradicional “beijo ao Cristo morto”. Esta celebração na comunidade de Ivinhema, por autorização episcopal é celebrada de forma Devocional, a forma litúrgica sempre é realizada normalmente às 15 horas, conforme legisla o Missal Romano em vigor.

leia também