“Entre a vida e o sacerdócio, escolheria o sacerdócio”
Esta é apenas umas das afirmações do Pe. Odorico Filippo na homilia que proferiu hoje na Missa de comemoração dos seus 50 anos de sacerdócio. A emoção tomou conta dos muitos católicos, provenientes de várias cidades para participarem do Jubileu deste grande sacerdote italiano, que há 50 anos vive o seu ministério em meio ao povo latino americano, 19 anos no Uruguai e 31 anos no Brasil.
Pe. Odorico em seu sermão, falou de três visões sobre o sacerdote: aquela de Jesus, que chama pessoalmente e dá à pessoa chamada o grande dom de poder ministrar os sacramentos ao Povo eleito de Deus. Depois, falou da visão do Papa Francisco sobre o sacerdote que “Significa esse tom humilde e alegre de quem não quer a glória para si mas que a sua glória é mediar para que o bem do seu povo seja para glória do Pai”.
E terceira a visão é a sua, pessoal, onde afirmou, que o sacerdote como Maria, gera e dá à luz a Jesus. Cada vez que na missa o sacerdote consagra o pão e o vinho, que se tornam o Corpo e Sangue de Jesus, ele simplesmente traz à vida física o Filho de Deus, que depois se doa em alimento aos fiéis. Por isso, considera tão sublime a vocação dos sacerdotes.
No final da celebração, no momento de agradecimento, Pe. Odorico, declarou, que o Povo do Mato Grosso do Sul é fervoroso, acolhedor, enfim, é um povo bacana. E continuou, “de todos os lugares que já passei, o que eu mais gosto é do Mato Grosso do Sul”.
A simplicidade e a modéstia do Pe. Odorico, faz dele um padre de todos, afirmou o Coordenador de Pastoral da Paróquia de Nova Andradina, Senhor Gilberto. Em nome da Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência da qual Pe. Odorico é membro, o Pe. Juan Finozzi, Uruguaio e também Pobre Servo, afirmou que o Pe. Odorico trabalhou por 19 anos em seu país, que foram anos de fecundidade e crescimento espiritual, e por fim o representante do CPP de Batayporã, o Senhor Laercio Filmari, que em nome desta Paroquia, onde o Pe. Odorico trabalhou por vários anos, leu uma mensagem com conteúdos de eterna gratidão e ofereceu ao jubilando uma placa comemorativa e de reconhecimento por tudo o que o aniversariante representa para esta comunidade paroquial.
Pedindo a Deus, que mantenha esse grande sacerdote por mais anos em meio a este povo, queremos desejar-lhe uma missão profícua. Parabéns Pe. Odorico!
PASCOM – Paróquia de Batayporã