Semana Vocacional em Nova Andradina

SEMANA VOCACIONAL

ATIVIDADES COM OS CATEQUISANDOS

De 16 a 20 de agosto, o Serviço de Animação Vocacional Paroquial de Nova Andradina/MS, juntamente com as catequistas da Paróquia e das comunidades, não mediram esforços em convocarem os catequisandos, os quais compareceram em bom número no local indicado, para participarem da programação da Semana Vocacional 2016, com o tema: “Conhecendo as Vocações. O sucesso do encontro se deu ao fato do empenho da equipe do SAV paroquial e da benesse do nosso Assessor Diocesano Pe. Sidnei Rodrigo Ribeiro, que enviou três (03) seminaristas para animar e promover a vocação, procurando despertar nos catequisandos e nos jovens a sua verdadeira vocação e o compromisso com a vida. Os trabalhos foram realizados com os catequisandos e crismando do Santuário, Comunidade São Pedro, Comunidade Nossa Sra. Aparecida, Comunidade Santa Terezinha e São José, com a presença de aproximadamente 385 catequisandos.

            A programação do encontro foi elaborada pela Irmã Anésia, a qual dividiu os trabalhos em duas partes: a primeira parte com a motivação, momento de oração e um vídeo; e a segunda parte em uma dinâmica, a qual apresentava o tema “conhecendo vocações”. Essa dinâmica consistia em apresentar uma mochila, a qual levava em seu bojo alguns símbolos:

Estola – Sacerdote

Coração – Amor

Aliança – Matrimônio

Vela – vida consagrada

Livro da catequese – leigo catequista

Banner – vocações

Barco – chamado

Rosto de Cristo – aquele que chama,

Deu-se o início das atividades com a apresentação dos seminaristas e da equipe do SAV, pelo apresentador e também seminarista Leonildo, logo após, iniciou-se a motivação musical pelo seminarista Mateus, seguida com canto e a coreografia, fazendo com que os participantes se descontraíssem, trazendo uma interação entre todos.

            Logo após, os seminaristas Léo e Mateus iniciaram uma sabatina entre os participantes, através de perguntas e respostas, cingindo o assunto “o que é um leigo”, a partir de quando nós nos tornamos leigos entre outras perguntas e respostas, com a participação dos catequisandos.

Em seguida o Leonildo, pediu que o seminarista Marcos conduzisse o momento de espiritualidade, o mesmo leu o evangelho (Lc 5, 1-11) e fez um breve comentário da “pesca milagrosa” e o convite de Jesus para que, dali por diante os apóstolos deixassem seus barcos e se tornassem pescadores de homens.

Na etapa seguinte, o apresentador solicitou a todos silêncio e atenção na apresentação de um vídeo: “Clipe Vocacional”, e assim todos o fizeram. Após o término, a irmã Anésia discorreu sobre a película e a mensagem que a mesma trazia, gerando um ótimo debate, com perguntas e resposta.

Na retomada das atividades, o apresentador Léo com todo seu conhecimento, sabedoria e descontração, deu vida a dinâmica “conhecendo as vocações”, indagando aos participantes se alguém sabia o que havia no interior da mochila, causando maior alvoroço.

Então, é solicitado pelo apresentador a um dos participantes da equipe do SAV, que fosse até a mochila e verificasse se havia alguma coisa, assim feito o participante tirava um dos símbolos da vocação e logo após se discorria sobre o significado daquele símbolo para as vocações, e assim cada um tirava um símbolo era explicando o significado do mesmo para as vocações, sendo:

Estola – vocação sacerdotal (comentário sobre os padres e houve uma chuva de perguntas pelos pequenos, como por exemplo: por que só o homem pode ser padre? Por que ele não pode casar? Entre outras)

Coração – vocação do Amor (temos que amar o nosso próximo, muitos perguntavam: e se a pessoa não gosta de mim tenho que amar?).

Aliança – vocação matrimonial (um casal do SAV discorria sobre a vocação matrimonial e respondia às perguntas).

Vela – vocação da vida consagrada. (uma irmã discernia sobre essa vocação e respondia várias perguntas: por que a irmã não casa?). Porque não pode ser padre? Outras…

Livro da catequese – vocação do leigo-catequista (uma catequista falava sobre essa vocação e respondia às perguntas).

Banner – vocações. O apresentador reforçava a todos os símbolos que ali foram apresentados.

Barco – o apresentador falava o que representa o barco nas vocações.

Rosto de Cristo – por último o apresentador fazia mistério para que os participantes adivinhassem que rosto era aquele, e a euforia era total na intenção de adivinharem, então apresentava o rosto de Cristo e aquele que chama a todos a serem vocacionados.

Após o término das atividades, o apresentador convida os catequisandos que iriam receber os sacramentos este ano, a 3ª e 5ª etapa, a participarem no sábado dia 20/08 da gincana no salão da comunidade São José.

No dia 20/08/2016, aconteceu a gincana com prêmios, preparada pela Betel e SAV, e servido um delicioso cachorro quente com refrigerante. A alegria e a participação de 120 crianças fizeram a alegria do encerramento.

Conclusão

Foi muito gratificante para a equipe do SAV, apesar da exaustão, porém com saudades e a vontade de aprimorar para o próximo ano.

As crianças, através da dinâmica, puderam conhecer as diversas vocações, compreender e diferenciar o que é um leigo, a importância de amar o próximo, de ter cuidado com os amigos e de reconhecer que o dom de Deus é um presente, que as crianças também receberam: o amor de Jesus, o amor de Nossa Senhora.

A Semana Vocacional do SAV objetivou levar conhecimentos ao participante de uma forma agradável e descontraída, bem como levar aos seus lares, de que forma os seus pais, irmãos, parentes e amigos podem “empenhar-se no despertar das vocações”.

IMG-20160902-WA0052

Categorias: Diocese

Responder

Seu email não será publicado.

Powered by themekiller.com